Recepção

Banner

Hino

Temor a Deus

temor é "respeito que gera medo".

Temor não é medo,

mas é um respeito muito profundo em relação,

no caso dessa reflexão, Deus.


Lucas, 2: 4,5: "E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei."


Para todos que ainda não alcançaram a paz com Deus, esses versículos trazem uma séria mensagem.


Em primeiro lugar é dito que a alma de uma pessoa não morre depois da morte física.


As pessoas podem matar o corpo, mas a personalidade, a alma, continua a existir.


Então é dito que o que acontecerá ao espírito e à alma de uma pessoa morta está nas mãos de Deus. O versículo diz: "temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. E isto não diz respeito ao diabo, mas a Deus.

As pessoas, com muita freqüência, imaginam, e esta é uma idéia incorporada em muitas caricaturas, que o diabo domina o inferno e pode fazer as pessoas sofrerem ali. Esta não é uma teoria sustentada pelas Escrituras. O Senhor diz bem claramente que o inferno foi feito para o diabo e seus anjos, onde elas receberão o seu castigo eterno, da parte de Deus.


A pessoa a ser temida é Deus. Só Ele decide se o morto irá para o céu ou para o inferno.


Não é desejo de Deus que alguém se perca. Ele quer que todos aceitem a sua graça e sejam salvos.


Todo aquele que faz um exame honesto de sua vida e reconhece que não pode satisfazer as exigências de Deus, deve se refugiar na obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário. Então as portas do céu serão abertas para essa pessoa, para sempre. "Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus, homem; o qual a si mesmo se deu, em resgate por todos" veja em I Tm 3: 2-6.


A pessoa que deve ser temida é Deus. Interessante que tem muita gente que teme muita coisa. Tem gente que tem medo de assombração, tem medo de macumba. Tem medo do patrão. Procura fazer tudo bonitinho pra não desagradar o patrão, por temer perder o emprego, por temer desagradar essa ou aquela pessoa, ter medo de ser atingido por trabalho feito, sei lá mais oquê... tem muita gente que teme um punhado de coisa, um punhado de gente... tem muita gente presa às superstições, aos medos e às angústias que esses temores acarretam. Esses temores direcionados erradamente... esse temer o que pode matar o corpo, mas não pode matar a alma; esse temer aquele que pode te prejudicar, mas não pode te condenar; esse temer aquele que pode fazer algum trabalho contra você, mas esse trabalho é totalmente nulo, totalmente anulado, totalmente desfeito e não faznenhum efeito naquele que tem Jesus, naquele que está coberto pelo sangue do Cordeiro.


E essas pessoas que têm medo de um punhado de coisas, de um punhado de pessoas, essas pessoas supersticiosas, essas pessoas temerosas, inseguras... é comum, na hora que você começa a conversar com elas sobre Deus, sobre a maior autoridade que existe, que sempre existiu e sempre existirá; quando você conversa com essas pessoas sobre aquele que é capaz de controlar, de gerir todas as coisas, de determinar como vai ser cada coisa, cada circunstância na vida de cada pessoa... quando você conversa com essas pessoas sobre Deus, elas não demonstram temor nenhum. Consideram Deus como um ser totalmente abstrato, totalmente difícil de ser alcançado, totalmente difícil de alcançá-las. Consideram Deus como uma abstração dos fanáticos, consideram Deus como alguém que deve ser até louvado, adorado, reverenciado, "por aqueles que são fanáticos, por aqueles que são piegas, religiosos, por aqueles que não têm nada mais importante pra fazer na vida do que ficar se preocupando com coisas que não dizem respeito ao que está acontecendo hoje, que não dizem respeito à sobrevivência, não dizem respeito ao lazer, à saúde... não dizem respeito, enfim, às coisas cotidianas, ao corriqueiro de cada um de nós.


O que essas pessoas precisam alertar-se, é para o fato de que Deus existe e Ele deve ser temido por todos os seres viventes. A Bíblia diz que os céus proclamam a glória de Deus e o universo anuncia as obras de Suas mãos. A Bíblia diz que Deus é um fogo consumidor, que Ele é Grande e tremendo. E a Bíblia diz que aqueles que ignoram o Senhor Deus, aqueles que não O respeitam e não O temem como deve ser temido, correm o sério risco de levar um grande susto quando, na eternidade, se encontrarem com Ele para serem julgados por todos os seus atos e para serem julgados até por sua descrença, por seu ateísmo, por sua falta de temor ao Deus Todo-Poderoso.


A Bíblia nos alerta para a necessidade de temer a Deus. "Temei antes, aquele que depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Assim digo-vos, a esse deveis temer".


Mas esse Deus temível, esse Deus tremendo, esse Deus fogo consumidor, esse Deus Justo Juiz... também é um Deus de alianças, um Deus de misericórdia, um Deus que nos ama com amor eterno, porque esse mesmo Deus diz: "Com amor eterno te amei e com benignidade te atraí"; esse Deus misericordioso, esse Deus que amou o homem antes da fundação do mundo, esse Deus que ama a mim, ama a você com amor incondicional, com amor ágape, com amor sem reservas, com amor que não pede nada em troca... Ele pede apenas fé, confiança, crença, respeito, reverência, temor. Esse Deus tão grande, esse Deus tão maravilhoso... que ama tanto, a ponto de se fazer carne e se dar em sacrifício através de Seu Filho Jesus Cristo.


Ele deve ser temido. Ele deve ser reverenciado. E Ele deve ser objeto de um respeito tão grande que seja capaz de gerar medo em nós. Aquele medo de cair nas mãos do Todo-Poderoso, aquele medo de ser submetido à ira de Deus.


Esse Deus que é tão grande, que ama tanto, que exige respeito, que exige temor, que é Único que pode decidir, quando a pessoa morre, se ela vai para o céu ou se ela vai para o inferno... esse Deus não quer que ninguém se perca; Ele quer que todos aceitem a Sua graça, a Sua misericórdia; Ele quer que todos creiam, aceitem e se refugiem no sacrifício feito por Jesus Cristo na cruz do Calvário.


O Deus que fez o inferno para o diabo e seus anjos. No entanto, o diabo e seus anjos procuram arrastar com eles o maior número de almas que conseguirem. Todos aqueles que dão ouvidos ao diabo, ao inimigo de nossas almas, acabam tornando-se um de seus anjos, e portanto, serão companheiros dele no lago de fogo e enxofre, no inferno, na eternidade; enquanto que aqueles que aceitam Jesus Cristo como Senhor, Salvador de suas almas, como único e verdadeiro sacrifício perfeito, oferecido com derramamento de sangue a favor de muitos... esses ouvirão de Deus: "Vinde, benditos de meu Pai, possuir por herança o que para vós está preparado antes da fundação do mundo".


Você, que está me acompanhando nesta breve reflexão, que talvez enxergue Deus como um Ser distante, como um Ser "produto do imaginário dos fanáticos", como um Ser abstrato, como um Ser inexistente... cuidado com essa direção que você está dando à sua alma, cuidado com o caminho que você está trilhando, porque o dia que você fechar os olhos, quer você queira, quer não, você vai estar com o seu destino eterno totalmente colocado nas mãos deste Deus que hoje você não acredita, que hoje você subestima, que hoje você menospreza. E aí você vai chorar amargamente, você vai lamentar eternamente não ter dado ouvidos à palavra que te alerta e que te convida a uma conversão, a uma mudança de pensamento e de vida, a um redirecionamento do teu caminho eterno, do destino da tua alma.

Amigo, que anda por um caminho de incertezas, "busque ao Senhor, enquanto se pode achar. Invoque-o, enquanto está perto". Aceite-O, enquanto você tem e ainda pode usar o seu livre-arbítrio para decidir de quer ou se não quer Jesus como Senhor e Salvador da sua vida.


É preciso temer a Deus, para não sofrer o castigo eterno, para não ser companheiro do diabo e seus anjos no lago de fogo. É preciso ter Jesus, para, através dEle, ter vida eterna.


Que você tenha consciência e vontade, e seja tocado pelo Espírito Santo para se voltar pra Deus, para se voltar pra Jesus e para temer esse Deus que é tão grande, tão poderoso, tão misericordioso e tão amoroso. Que Deus abençoe cada um de nós. Que Deus abençoe a sua vida e que o Espírito Santo esteja fazendo germinar em seu coração uma semente de fé, de alegria, de confiança, de certeza de vida eterna ...

...em Cristo Jesus, Nosso Senhor Amado.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário